segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Algo que muito me chama a atenção é a furia da natureza, diariamente recemos noticias de algum desastre natural em qualquer parte do mundo.
veja no slide a baixo um pouco desse poder que Deus atribui ao natural.





A Furia Da Natureza


A Furia Da Natureza - Presentation Transcript

1. A Fúria da Natureza
Lisandra LuvisonCappellaro

2. O homem desde o princípio se enobrece com suas descobertas e com sua racionalidade que o diferencia dos demais seres vivos, porém o que temos que comemorar são as inúmeras vezes que sobrevivemos as forças da natureza. Diante delas demonstramos nossa fragilidade e ao mesmo tempo nossa capacidade de superá-las.
3. Cada canto do planeta é afetado pela fúria indiscriminada da Mãe Natureza. De deslizamentos de terra a tornados, de secas a inundações, as forças da natureza são algumas vezes imprevisíveis e indomáveis.
4. Na natureza ocorrem diversos tipos de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, (vulcões, terremotos, tsunamis, furacões) responsáveis pela estruturação da paisagem. Mas, se ocorrerem ou se deslocarem sobre um sistema social, gera uma situação potencial de perigo a pessoas e bens. Caso haja o impacto, só será considerado como desastre quando os danos e prejuízos foram extensivos e de difícil superação pelas comunidades afetadas. Se não gerar danos ou seguir sua trajetória por áreas não ocupadas, o fenômeno volta a ser considerado como um evento natural.
5. Os desastres naturais são classificados em:
* Meteorológicos: furações, tufões, tornados, ciclone;
* Hidrológicos: inundações, secas, incêndios;
* Geológicos: terremotos, maremotos, tsunamis, vulcões
Vejamos alguns deles:
6. Furacão
É um fenômeno que se forma nas águas quentes (temperatura maior que 27°C) dos oceanos tropicais, no Oceano Atlântico Norte, mar caribenho, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico, apresentando temperaturas altas no seu interior e ventos girando em sentidos opostos nos níveis próximos à superfície e em níveis altos, ou seja, cerca de 12 km de altura.
Saiba mais:
http://www.youtube.com/watch?v=55WSsWNVBa8
7. Terremoto
É um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamento de gases no interior da terra, principalmente o metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a fome de ondas sísmicas. A maior parte dos terremotos ocorrem nas fronteiras entre as placas tectônicas ou em falhas entre dois blocos rochosos.
Saiba mais:
http://www.youtube.com/watch?v=s8ZoMmxtpbc
8. O tsunami é uma onda gigantesca, com velocidade acima de 800 km/h, produzida por erupção de vulcão ou terremoto no fundo do mar, desencadeando fenômeno no oceano com reflexo nas praias de todos os continentes. Possui alto poder de destruição quando chega à região costeira.
Saiba mais:
http://www.youtube.com/watch?v=j9JDzBTwiig&feature=fvst
O vídeo é em inglês mas é possível compreende-lo
9. Vulcão
É uma abertura na crosta terrestre, de formato montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas.
Quando um vulcão entra em erupção (em atividade) pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, gerando uma ameaça para as populações que moram próximas.
Os principais vulcões do mundo são: Etna (Sicilia), Monte Fuji (Japão), Kilauea (Havai), Krakatoa (Indonésia), Monte Pinatubo (Filipinas), Vesúvio (Itália) e El Chichon (México).
Saiba mais:
http://www.youtube.com/watch?v=x6a18PMS9p8
10. Todos nós descendemos dos sobreviventes das grandes catástrofes pelas quais a humanidade já passou e que deixaram marcas profundas em nossa história. (veja.abril.com.br/especiais.../desastres_naturais/)
Existem outros fenômenos que podem assolar a humanidade com seus poderes de destruição, como por exemplo enchentes, secas, nevascas, etc. Muitos o homem pode tentar evitar ou ao menos se precaver, outros não há como evitá-los.
11. A revista Veja produziu um especial sobre Desastres Naturais. Vale a pena conferir: http://veja.abril.com.br/especiais_online/desastres_naturais/
Bibliografia:
* Material de apoio da disciplina de Geologia
* Sites: Youtube e Wikipédia

Creditos À: Lisandra LuvisonCappellaro

Nenhum comentário: